Os benefícios do gergelim na alimentação!


Semana passada estava com a nutricionista Carol Morais em casa (ai que delicia!) e ela me mimou muito preparando comidas saudáveis. Na hora de montar a salada, Carol sempre arrematava com um punhado de gergelim torrado. Além de deixar a salada mais bonita (o que para mim é mega importante. Apresentação é tudo!), ela fica crocante. Eu amo crunch e já achei aquilo a maior descoberta dos últimos tempos. Perguntei para a Carol quais são os benefícios e porque ela sempre acha um jeitinho de colocar gergelim no prato. Como sei que a gente adora o tema saúde por aqui, resolvi pedir para a Carol contar porque essa semente pode ajudar a gente a ficar mais lindas e saudável.

Carol explica:” O gergelim é uma das melhores fontes de cálcio, ele é riquíssimo em gorduras do bem, que ajudam a produção de hormônios e moléculas antiinflamatórias. Entre essas gordurinhas, temos a lecitina, que dá uma baita ajuda ao nosso sistema nervoso. Este que, recentemente, anda mesmo muito nervoso porque não temos nos alimentado direitinho e mal consegue garantir umas sinapses.
Essa sementinha linda, cheirosa e saborosa ainda tem vitamina E (super antioxidante, se joga!) e metionina, um aminoácido essencial que não conseguimos produzir. Este aminoácido ajuda o fígado a transformar algumas toxinas, como o álcool. Alô, galera do chopinho!

Ainda tem muita coisa mesmo no gergelim: ferro, magnésio (nosso mineral mestre que participa de praticamente todas as reações bioquímicas e que consumimos tão pouco), fósforo, cobre e cromo. Acha que acabou? É uma fonte de mucilagem, um tipo de fibra que ajuda o intestino a funcionar feliz da vida”.

Precisa de mais motivos para acrescentar ele na sua alimentação djá? Não né! Eu coloco um punhado na frigideira, deixo no fogo baixo. Em um minutinho ele começa a pular que nem pipoca. Esta feito! Agora é só jogar por cima da salada e ahazar!

Para mais dicas sobre alimentação saudável ou de uma nutricionista para fazer o seu detox, clique aqui no site da Carol Morais! 

43 respostas para “Os benefícios do gergelim na alimentação!”

  1. Lalá não sabia que o gergelim tinha tantos benefícios !! E olha que já comi algumas vezes e achei que fosse puro enfeite chic para a salada !! rsrsrsrs Achei a dica SUPER e devo investir com certeza! Beijoss

  2. Lalá, meus parabéns! Sempre senti falta de blogueiras falando de saúde e se cuidando. Você ganhou minha admiração com seu projeto (#projetolalanoleto, força de vontade e dedicação.

    Depois que começou seu projeto, ficou mais bonita por inteiro, dá pra notar nas fotos que está mais confiante! Isso não tem preço e são coisas que só vida saudável e exercícios podem fazer por você.

    Não existe roupa que caia bem num corpo mal cuidado (não digo magro), e defendo que shorts jeans e camiseta branca ficam lindos no corpo saudável de alguém confiante.

    P-A-R-A-B-É-N-S.

    Como toda mulher adoro moda, mas meu lema é: “Chique é ter tempo. Bonito é ser saudável.”

  3. Descobrir sementes é tão bom né Lala? Vou incluir o gergelim na minha alimentação, sou vegetariana estrita transitando para o veganismo e estou sempre em busca de novidades. Mas confesso que tenho um receio danado em levar qualquer alimento rico em nutrientes ao fogão… Dizem que a maioria dos nutrientes são perdidos quando aquecidos. Se puder tirar essa dúvida com sua nutricionista iria nos ajudar bastante. Bjss

  4. Lalá, você podia comentar tb dos pontos negativos… Quem tem diverticulite (problema no intestino) não pode comer grão de jeito algum! Meu namorado descobriu há pouco tempo, o problema dele é congênito. Alguma coisa fez a inflamação que acabou da do abcesso e ele teve que tirar uma parte do intestino. Obvio que quem tem isso não vai comer, mas a gente não sabe se tem ou não até que um problema sério aconteça… Mas grão em excesso (assim como tudo na vida) pode ter seu lado ruim também! Não tô criticando, é bom saber que detalhes simples ajudam a ter uma alimentação mais saudável, mas também tem problemas…
    Adoro seu blog!
    Bjs

  5. Genteeeeeeeeeeeeee, na casa da minha vó no interior do Ceará tinha uma plantação de gergelim, pq não aproveitei? hahahahha vou passar amanhã no Mundo Verde aqui no Rio para comprar uns 3kg só para garantir…
    Obrigada pela dica, realmente não sabia que gergelim tinha tanta coisa boa junta.

    Beijo

  6. Vc não imagina como a sua postagem foi excelente para mim. Estou com problema de Osteopenia e não tenho tido sorte com os remédios, me dão dores em todo corpo. Com essa postagem pude saber que o gergelim que adoro, tem todas as propriedades que preciso: cálcio, antinflamatório,bom para o fígado, e outras cositas mais.Só precisamos saber os malefícios ou restrições. Vou pesquisar mais. Obrigada por essa tão preciosa dica!!!!!
    Bjs

  7. então vou te dar uma noticia que vc vai chorar de emoção: não sei se vc conhece, mas recentemente descobri umas barrinhas de gergelim da marca Levittá, com (juro!) só 37 calorias, que parecem pé de moleque pq são crocantes e levemente docinhas. Tem gergelim com linhaça, quinua e outros grãos. Se vc comer vai amar. Depois me conta!
    bjs

  8. Gergelim é muito saudável, mais em excesso pode dar problemas no intestino, assim como caroço de tomate e goiaba por exemplo! Então, cuidado!

  9. Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life authors and blogs

  10. What i do not realize is in fact how you are now not really a lot more neatly-preferred
    than you may be right now. You are so intelligent.
    You know therefore significantly in terms of this matter, made me in my opinion consider it from so many numerous angles.

    Its like women and men are not interested until it’s one thing
    to accomplish with Woman gaga! Your own stuffs excellent.
    Always handle it up!

  11. It’s acrually a great and useful piece of information. I’m happy that you simply shared this helpful information with
    us. Please keep us up to date like this. Thawnk you for sharing.

  12. Thanks for giving your ideas. One thing iis that college
    students havbe a selection between fed studebt loan and also a prigate student loan where it
    reallyy is easier to decide on student loan consolidation than in the
    federal student loan.

  13. Fascinating blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?

    A theme like yours with a few simple tweeks would really make my blog shine.

    Please let me know where you got your design. Thanks

  14. My wife and i were very fulfilled when Michael managed to doo his studies out of thhe precious
    recommendations he came across from your very own weblog.
    It’s not at all simplistic to just chokose to be freely giving tips annd hints which the rest ould have been making money
    from. We really do understand we have got you to bee grateful to for that.
    The explanations you made, thee easy web site navigation, the
    relationships your site make it possuble to instill – it is everything
    sensational, and it’s aiding our son in addition to our family believe that that situation is entertaining, and that’s unbelievably mandatory.
    Thank yoou for everything!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *