
Com o retorno da valorização do vintage e a crescente tendência de consumo em brechós e de peças consideradas “datadas”, a influência dos anos 80, que já marcava a moda no ano passado com tendências como o boho e o western, continua em alta neste ano, sendo uma das principais apostas do verão. Dessa vez, porém, aparece em detalhes mais sutis, que ainda assim contribuem para a construção desse visual que mistura passado e presente.


A primeira peça que começa a se destacar são os calçados. Já sabemos que, junto dessa influência dos anos 80, as materialidades passam a ter um aspecto mais “rústico”, retomando também algumas técnicas manuais em diversas propostas, como o trançado e a mistura de texturas. Nesse cenário, as sandálias ganham protagonismo, principalmente em materiais como ráfia, couro e madeira, trazendo um ar de verão aliado às influências do boho, mas também dialogando com visuais urbanos que se conectam diretamente ao street style.




Já no universo dos acessórios, as peças chunky ganham popularidade, provando mais uma vez que a era do minimalismo clean perde cada vez mais força e dá lugar a uma moda cheia de detalhes, colorida e autêntica. Braceletes grossos, colares de pedras, anéis grandes e em formatos diferenciados já se consolidam como as principais escolhas para dar o toque final em qualquer look. Em resina, metal ou madeira, eles aparecem em diversas produções, sendo perfeitos tanto para um dia de praia quanto para festas à noite. Apesar desse estilo de acessório ser usado desde a década de 1920, foi nos anos 80 que ganhou grande popularidade — e agora, em 2025, retorna repaginado e com ainda mais personalidade.




A moda sempre passa por ciclos de altos e baixos, mas ainda assim conseguimos perceber diversas influências do passado nas tendências atuais, que retomam o sentimento de nostalgia em um momento delicado que vivemos como sociedade. Ao mesmo tempo, a moda se transforma em um espaço de fuga e, principalmente, em um objeto de expressão. Eu amo essas peças, e vocês? Qual é a sua preferida?
Beijos, Lalá.