Apesar da estética dos anos 90 estar em alta atualmente, a calça capri volta diretamente dos anos 2000 para marcar o nosso street style. Com uma pegada mais oversized e esportiva, essa peça polêmica ganha força, trazendo consigo todo o estilo e autenticidade que a fizeram se tornar uma peça icônica na época.
Comprida demais para ser bermuda e curta demais para ser uma calça comum, a calça capri foi criada pela estilista alemã Sonja de Lennart, ganhando vida durante a década de 40 e popularizada por Grace Kelly, a princesa de Mônaco, durante sua passagem de férias pelas ilhas de Capri, assim batizando esse modelo tão único na moda. Alguns anos depois, atrizes influentes como Audrey Hepburn e Brigitte Bardot também começaram a usar o modelo capri, trazendo fama para as calças que eram vistas como “ousadas” durante os anos 50 e 60. E como tudo na moda é cíclico, elas voltaram nos anos 2000, acompanhando a estética sexy que foi referência na moda Y2K, e agora retomam o seu posto polêmico durante o verão de 2024 com uma cara nova.
No street style, o modelo se reinventa sendo combinado com peças esportivas e oversized. Se antes a moda eram as capris em jeans, bem justas e com a cintura baixa, hoje em dia a sua modelagem muda, explorando tecidos confortáveis, um cós mais alto e produções que passeiam entre o social e o despojado de forma mais clean, sem o maximalismo que tomou conta durante os anos 2000. Dessa vez, os visuais combinam as capris principalmente com sapatilhas e saltos mais finos, juntamente de blazers e peças com uma estética mais classy, propondo looks repletos de elegância e sofisticação.
Com a ascensão de estilos voltados para os anos 90, a calça capri chega como um restinho do boom da estética Y2K que marcou 2023. Será que vamos dar um adeus definitivo para os anos 2000? O que vocês acham?
Beijos, Lalá.