SOBRE OFTALMOLOGIA PEDIÁTRICA!

Alô mamães de plantão!! Hoje foi a primeira ida ao oftalmologista da Lulu ❤️ E a minha também… vocês acreditam que tirando os exames de auto escola eu nunca tinha tido uma consulta oftalmológica?? Hahaha, mas graças a Deus tudo certo por aqui! E por mais que pessoalmente tenha sido minha primeira consulta também, o foco de hoje é trazer a importância desse tipo de consulta nas crianças de até 2 aninhos. Durante a infância já podem surgir diversas doenças oculares, desde erros de refração (miopia, hipermetropia etc) até o estrabismo… por isso é muito importante observar bem se nossos filhos estão apresentando algum sintoma como dificuldade para enxergar, desvio nos olhos ou dores de cabeça. E ainda sem a apresentação desses sintomas, a recomendação* geral é pelo menos uma consulta preventiva antes da idade escolar. *Consulte seu pediatra de confiança!

Ah, mas o teste do olhinho não é suficiente? Não! Esse exame, que é o primeiro a ser realizado nos olhos do bebê, pode detectar tumores, glaucoma, catarata ou outras doenças congênitas. Claro que ele é essencial, mas mesmo se estiver tudo bem, estrabismo e erros de refração e outras patologias podem se desenvolver depois, ao longo da infância. Por isso a importância!! E o ideal é antes da idade escolar porque caso a criança já tenha dificuldade para enxergar sem a devida correção, isso pode afetar diretamente seu aprendizado e, lá na frente, até a alfabetização! E como tudo na vida, é sempre melhor prevenir, né?!

Inclusive, não sei quem tá acompanhando, mas o apresentador Tiago Leifert tem feito uma conscientização nas redes sobre essa importância também. Para quem não sabe, sua filhinha de pouco mais de um ano de idade foi diagnosticada com um câncer super raro na retina, algo que, segundo os pais, poderia ter sido diagnosticado antes caso tivessem levado ao médico ainda no primeiro ano de vida. E sabemos bem que em casos como esse, o diagnostico precoce faz toda a diferença na eficiência do tratamento.

Partiu agendar oftalmologista para as crianças? Caso queiram minha indicação, vou deixar aqui o contato do oftalmo dos meninos que é simplesmente incrível. Além de ser focado no público infantil e ter uma forma super especial de levar a consulta com as crianças, ele é um dos maiores especialistas no mundo em estrabismo. Fica a dica! E ah, o Instituto Strabos, onde ele atende, também tem uma ação social muito legal para atender e operar crianças carentes com estrabismo. Divulguem para quem possa precisar e, quem puder, convido a apoiar também! Vou deixar todos os dados a seguir.

Dr. Mauro Goldschmit: +55 11 99565-038 / Insituto Strabos: @institutostrabos (Instagram)

Beijos, Lalá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *