Tendências da SPFW FW/16 para ficar de olho

tendências spfw inverno 2016

Na semana passada, como sabemos muuuito bem, aconteceram as apresentações das coleções do inverno 2016 durante a Semana de Moda de São Paulo. O evento voltou para o prédio da Bienal no Ibirapuera e esta edição comemorava 20 anos da SPFW. Muitos motivos para esta ter sido uma edição super especial… e foi! Então fiz um balanço do que foi visto nos desfiles e acho que merece destaque. Estas são algumas tendências que tem grandes chances de pegar na temporada de Outono/Inverno do ano que vem. Concordam? Me contem depois!

flourish_post_divider

Esporte – Olimpíadas, anos 90 e um inverno fresh

As Olimpíadas do Rio em 2016 estão cada vez mais próximas e vão acontecer exatamente durante o inverno 2016. Um fato tão grandioso não poderia passar despercebido pelas marcas. O desfile da Ellus incorporou o espírito esportivo dos anos 90 em cada detalhe! A Osklen se inspirou diretamente nas Olimpíadas, apostando em um estilo mais clássico focado nas origens gregas do evento. Em contraposição a Gig Couture apostou em uma imagem mais contemporânea do estilo esportivo.

sportswear 2016

flourish_post_divider

Exército pesado – Estilo militar versão medieval e místicas, inpirado na realidade e na ficção

A guerreiras vikings da PatBo, os quatro elementos da astrologia de Alto Paraíso de Goiás da Helô Rocha e a inspiração Game of Thrones da Glória Coelho são alguns exemplos de influências bélicas nas coleções do próximo inverno. E teve mais: Lolita foi trazer inspiração da história da Joanna D’arc e a Ratier nas armaduras guerreiros medievais. Não é a toa que o tema foi tão frequente nesta SPFW, né meninas? Está super alinhado com a pauta do empoderamento feminino que vem sendo debatida em todos os meios atualmente! E, se pensarmos bem, de certa forma também também se relaciona força e luta, características que tem tudo a ver com os jogos Olímpicos.

guerreiras

flourish_post_divider

Detalhes: Plumas, tramas, navy.

Super destaque para o crochê, que reinou na estreia da Coven, e o tricô da Lolita, como era de se esperar. Também na Coven vimos que as listras devem continuar em evidência, dando um gás para o estilo Navy. As plumas vem super poderosas tanto no vestuário (PatBo) quanto nos acessórios (Lilly Sarti). E para quem estava na dúvida, está confirmado:  as franjas CONTINUAM em alta.

lilly

flourish_post_divider

O estilo masculino e a alfaiataria da coleção da Apartamento 03 e da Giuliana Romano também devem vir com força. Minimalismo apareceu bem “complexo”  Pouca informação com riqueza nos detalhes. Monocromáticos com muita textura (Fernanda Yamamoto), total black com atitude (Alexandre Herchcovitch)  e peças com shapes simples combinadas com acessórios poderosos (Gloria Coelho). Também merece atenção a pegada sensual e romântica das rendas (continuam fortíssimas!) e o estilo boudoir, com a sensualidade dos vestidos camisola (Alexandre Herchcovitch) e riqueza dos pijamas (Apartamento 03). Ronaldo Fraga levou camas – literalmente – para a passarela da sua coleção!

ronaldo-fraga-spfw-inv16-010

Tecidos como o veludo e camurça que tem tudo a ver com o inverno prometem , mas ombros a mostra, transparências e os próprios vestidinhos tipo camisola – que não são tãaao inverno assim – também prometem bombar!

flourish_post_divider

Façam suas apostas!

3 respostas para “Tendências da SPFW FW/16 para ficar de olho”

  1. Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *