72 ANOS DO ENFANT TERRIBLE- RELEMBRE A JORNADA DE JEAN PAUL GAULTIER NA MODA

Ontem, 25 de abril, Jean Paul Gaultier, um dos estilistas mais icônicos no mundo da moda, comemorou seu aniversário de 72 anos. Conhecido por sua estética provocante e disruptiva, ele se tornou uma figura única. Por isso, vamos relembrar a trajetória que o tornou um dos nomes mais importantes e revolucionários na indústria fashion? 

Jean Paul Gaultier nasceu em 1952, no subúrbio de Paris. O estilista, que já se interessava pela moda desde a infância, desenvolveu, com sua avó, os códigos que se tornaram indispensáveis para o seu trabalho, como os penteados, os laços e os espartilhos. Adentrando ao mercado de moda quando estava completando 18 anos, Gaultier foi contratado por Pierre Cardin. Lá, o estilista pôde aprofundar seus conhecimentos de moda, lançando alguns anos depois, em 1976, sua marca homônima e apresentando sua coleção de estreia.

Com o apoio de investidores, Gaultier conseguiu estabelecer sua marca, tornando-se o protagonista da alta-costura dos anos 80. E já ganhando o seu apelido icônico de “l’enfant terrible” ou criança rebelde, isso justamente por retratar as suas vivências e tudo aquilo que acontecia ao seu redor em seus desfiles. Apaixonado pelo guarda-roupa feminino, o estilista passou a desafiar as visões de moda da época, adotando a androginia como um código estético, vestindo modelos homens com peças femininas, dando vida a modelagens exageradas e criando peças modernas e cheias de sensualidade para as mulheres.

Gaultier também juntou uma legião de admiradoras, incluindo artistas como Madonna, que ajudou a estabelecer a peça mais icônica do estilista, o corset com dois cones pontiagudos nos seios, usado em sua turnê Blond Ambition. Entre as musas do estilista, também temos a artista burlesca Dita Von Teese, a supermodelo Carla Bruni e a cantora queer Beth Ditto, que já participaram das passarelas da maison.

Em 2020, o estilista anunciou sua aposentadoria, e a cada temporada de moda um designer é escolhido para apresentar uma nova coleção pela grife. Ao longo de todos esses anos, fica claro que Gaultier nasceu com um ideal de mundo, deixando até hoje um legado transgressor e inovador acompanhado de muita sensibilidade humana e vontade de trazer um vestuário que possa representar a todos. Um estilista incrível, não é? 

Beijos, Lalá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *