Embarcando na onda corsetry que tem invadido a cena fashion, o busto marcado tem se consolidado como um queridinho fashion e já é tendência confirmadíssima nas semanas de moda internacionais. Nas passarelas, uma ampla variedade de tops, blusas, vestidos, camisas, macacões, camisetas, lingerie e até casacos ganham traços que remetem ao clássico corset ou espartilho, com as linhas que definem o busto bem marcadas e muitas vezes com bojo aparente. Desde modelos mais despojados com o busto marcado por costuras, como os das novas coleções Prada e Bottega Veneta, até propostas mais ousadas como os modelos super sexy da Balmain ou Saint Laurent, diferentes designs de grandes marcas trazem interpretações modernas e desconstruídas do modelo histórico, em propostas que unem sensualidade, conforto e romantismo em um combo super fashionista!
E a tendência pode até ter ganhado mais destaque nas passarelas nessas últimas semanas de moda para a temporada Spring 2022, mas ela já vem se consolidando no street style há algumas temporadas, principalmente influenciada pela tendência regencycore, que traz analogias à moda da regência britânica do século XVIII. Na cena urbana, os espartilhos modernos têm por característica principal o busto marcado ou as clássicas barbatanas, mas se manifestam em diferentes propostas e stylings. Para apostar na tendência, vale investir em peças inspiradas nos corsets, ou ainda apelar para um truque de styling simples e que tomou conta das passarelas essa temporada: a lingerie aparente com o busto bem desenhado em looks de sair. E na hora de combinar, o bom e velho jeans ou peças de alfaiataria são formas simples e certeiras de montar um look inspirado na tendência. Usariam?
Pepa Mack Polina Meshkova Mandy Bork Ellie Delphine Amy Julliette Lefévre Camille Charriere Hanna Lhoumeau Jeanette Madsen e Thora Valdimars
Beijos, Lalá.