A cada ano que começa, fazemos sempre previsões e tentamos entender quais serão as próximas tendências e aesthetics que irão dominar a moda. Desde o ano passado, temos acompanhado o retorno de um tom vintage dentro dessas tendências, que resgatam peças e elementos icônicos de outras épocas para a atualidade, referenciando principalmente os anos 70, que estão ganhando cada vez mais espaço no street style e também nas passarelas.
No meio de tantos estilos e peças que surgem e desaparecem rapidamente graças às redes sociais, os itens clássicos e atemporais começam a se destacar ainda mais. Os anos 70 foram marcados por um momento de mudanças culturais e transformações no pensamento social. Tendo isso como base, podemos entender por que essa era é tão popular no nosso imaginário e por que influencia tanto a moda atualmente. Vivemos um momento semelhante, marcado por mudanças, no qual exploramos diversas tribos e estilos, permitindo que cada pessoa se expresse de maneira única.
Entre os diversos elementos que se destacam, estão as franjas, bandanas, estampas marcantes e o retorno do estilo glam disco, que volta a ganhar espaço na moda ao explorar estéticas que resgatam estilos mais rústicos, como o hippie, e outros mais ousados, como o punk. Este último também começa a ganhar popularidade com produções que trabalham com sobreposições de roupas, criando um olhar inovador por meio da mistura de diferentes peças.
Por fim, a volta das peças estruturadas também faz referência a esse período. Blazers, trench coats e tecidos como a caxemira, que foram marcantes para as mulheres nos anos 70, agora retornam com propostas mais contemporâneas, mas sem perder o ar sofisticado.
A moda sempre olha para o passado para criar novas raízes no presente e trazer inovação a partir daquilo que já conhecemos. Desta vez, não é diferente: essas estéticas estão sendo usadas para criar uma moda não só mais contemporânea, mas também original.
Beijos, Lalá.