Entre as diversas apostas de tendências que estamos acompanhando para 2025, muitas delas se voltam para o estilo náutico. Observamos o retorno das listras, golas e alfaiatarias, características desse clássico estilo marinheiro, desde a última semana de moda, marcando presença em desfiles de marcas como Tommy Hilfiger e Ralph Lauren. No entanto, quem pensa que essa tendência se limita às roupas está enganado. Ela também surge com força nos sapatos. Após a popularização de modelos como os fisherman e os boat shoes, agora os Wallabees começam a ganhar destaque e prometem se tornar uma it piece em 2025.
O modelo Wallabees foi criado pela marca inglesa Clarks, uma das casas mais tradicionais do país quando o assunto é calçado. Fundada em 1825, a marca tornou-se referência por inovar nas técnicas de fabricação, utilizando borracha nas solas para garantir mais durabilidade e desenvolvendo sapatos que respeitam a anatomia do pé humano. Lançado nos anos 1960, o modelo Wallabees combina couro e camurça em um design minimalista inspirado no mocassim. Esse modelo inovador tornou-se icônico no mundo da moda ao longo dos anos.
Agora, com o boom das colaborações, a Clarks também adotou essa estratégia, criando parcerias com Martine Rose, que trouxe uma versão mais subversiva e moderna para o sapato, e com a Golf Wang, marca do cantor Tyler, The Creator, que explorou uma proposta mais divertida com estampas e cores pastéis. Assim, os Wallabees começam a ganhar ainda mais destaque no street style, sendo combinados com propostas mais casuais, como bermudas amplas, saias, camisas e calças oversized. Uma mistura perfeita entre o high-low fashion.
Apesar de polêmico e até controverso, não se pode negar que esse modelo é icônico e atemporal. Ele está voltando à atualidade e conquistando o estilo urbano de muitos fashionistas, especialmente da geração Z. O que vocês acham dessa ascensão dos ugly shoes? Aparentemente, quanto mais estranho e divertido, mais fashion as peças são. Me contem: vocês usariam esse modelo?
Beijos, Lalá.