Gente, essa MFW tá dando o que falar, hein? Com desfiles que estão mais para verdadeiros espetáculos, conceitos amarradíssimos e coleções super comentadas, essa Fashion Week tem sido um verdadeiro aquecimento para semana que vem – Paris que me aguarde!!! A seguir, trouxe os principais destaques dos desfiles que mais me chamaram a atenção nas passarelas de Milão. Vamos lá?
FENDI
Minha queridinha!!! Os tons neutros e clássicos da Fendi foram deixados de lado, por um instante, para que as cores da primavera e do verão pudessem ocupar espaço nas peças da nova coleção de Kim Jones! Outra aparição inovadora – mas nostálgica – para a marca foram as logos com o duplo F, criação de Karl Langerfeld no ano de 2000 – uma ótima referência para atmosfera vintage e techno do desfile. O modernismo mínimo e esportivo se refletiu em peças como malhas caneladas, botas coloridas de couro envernizado, calças utilitárias e recortes. Mas a marca não deixou de entregar seus clássicos tecidos acetinados – pelo menos em detalhes – em todas as peças. Outra novidade foi a Peekaboo bag e Fendi First bag que foram apresentadas em dois novos modelos: a primeira apareceu com alças de corrente e a segunda em miniatura fazendo releitura de um bracelete. Lindo demais!
MAX MARA
Clássico e atemporal! Max Mara entregou uma coleção leve e super elegante com referências à alfaiataria e composições inclinadas para o verão chic em rivieras. Tivemos até tricot em peças cropped, gola alta, calças, saias e shorts com cintura super alta e beachwear. Detalhe para os blazers oversized – tendência já vista na NYFW dessa temporada – e as flores, que seguem dominando as passarelas em 2022. E não poderia deixar de mencionar as plataformas de fibra que completavam o look e traziam ainda mais a estética do verão para o desfile italiano! Achei aquele fresco, simples e chic – amo!
PRADA
O desfile da Prada veio para mostrar a delicadeza e o romantismo da rotina feminina. Os dois maiores destaques ficaram para os calçados e as calças: nos pés, as clássicas Mary Jane, já as calças vieram com o modelo legging. Mas também tivemos outras composições com transparência, maxi bags, vestido balone e com calda e as flores – novamente – fizeram aparição no final do desfile.
GUCCI
Para finalizar, o comentado e ousado desfile da Gucci! Nomeada de ”Gucci Twinsburg”, a coleção de Primavera/Verão 2023 de Alessandro Michele passeou pela dualidade entre ilusão e realidade. O próprio designer, cuja mãe tem uma irmã gêmea, usou de referências pessoais e de antigos designers da marca para criar uma coleção nostálgica e interativa passeando pela história da Gucci. Tivemos transparência, saias midi, muita estamparia, alfaiataria oversized, peças acetinadas, referências orientais e outras composições únicas que só a Gucci poderia criar – sempre com aquele apego ao exagero e às cores. No final do desfile, descobrimos que o conceito de dualidade e de gêmeos não ficou apenas no nome: o público descobre que todas as peças foram recriadas para os gêmeos dos próprios modelos, finalizando mais um desfile da semana de moda italiana com chave de ouro!
Beijos, Lalá!