A programação da Paris Fashion Week continua a todo vapor! Depois de acompanharmos desfiles como os da Dior, Saint Laurent e Balmain, nosso foco hoje se volta para um desfile que aconteceu logo pela manhã desta quinta-feira: o da Chloé. Sob a direção criativa de Chemena Kamali, a marca chama a atenção por manter seu estilo feminino, cheio de referências dos anos 70, mas trazendo essa estética em uma nova roupagem, completamente diferente da coleção passada.
O estilo Boho, apesar de ter alcançado seu ápice na década de 70 com a ascensão do movimento hippie, surgiu realmente nos anos 20, com a ajuda do ativismo francês, que buscava criar laços entre a moda e a arte. Inspirado pelo espírito livre, criativo e despreocupado dos artistas da época, essa estética passou a se popularizar justamente por trazer diversas referências como parte de sua composição. Ao longo do tempo, o estilo foi evoluindo seus códigos, especialmente através dos trabalhos de estilistas como Kamali, que adicionou um toque de modernidade a essa imagem.
Com uma base super feminina, a coleção de verão da Chloé explora transparências, rendas e tecidos fluidos para trazer conforto e liberdade à sua interpretação do guarda-roupa feminino, utilizando principalmente tons pastéis, como rosa, azul e amarelo, criando uma atmosfera refrescante e suave para a estação mais quente do ano. As silhuetas eram volumosas e predominantemente curtas, incorporando o estilo balonê em vestidos e calças. Além disso, observamos a presença de terceiras peças na coleção, como parkas, jaquetas de camurça e casacos mais curtos, com uma pegada delicada, combinados com muitos babados e estampas florais.
A coleção de Chemena chega como uma promessa de continuidade da estética boho chic, que, apesar de bastante comercial, ainda assim traz um ar sonhador às peças, prometendo um verão carregado de códigos românticos e muita liberdade. Eu amei, e vocês?
Beijos, Lalá.