Nos últimos tempos, estamos acompanhando a ascensão de um estilo elegante e social combinado com peças casuais e confortáveis. Por isso, as camisas voltaram com força, um item básico, porém super elegante, atemporal e essencial no guarda-roupa. Essa peça, já tão conhecida, carrega muita história e está presente em diversas produções. Vamos conferir?
Nossas roupas sempre carregam uma mensagem e uma identidade, e a camisa, além de tudo isso, carrega muita história sobre a relação de nós, mulheres, com o vestuário. Criadas primeiramente como um item essencial no guarda-roupa masculino, as camisas sempre foram um símbolo de status e de trabalho. Porém, com o começo dos anos 20, época de pós-guerra, a estética andrógina surge como um reflexo dos movimentos que lutavam pelos direitos femininos. A partir disso, começa a surgir o conceito de mulher moderna, e as peças do guarda-roupa masculino começam a ganhar espaço nos visuais femininos. Assim, a camisa começa a ser combinada com saias amplas, devido à sua funcionalidade e praticidade.
Apesar das camisas originalmente serem feitas de algodão, hoje em dia podemos ver que essa tendência não se limita apenas à sua forma clássica. Por isso, a peça passeia por modelagens, estampas, cores e tecidos diferentes, tornando-se super adaptável a diversas ocasiões e estilos, mesmo que ela, na cor branca, seja sempre a mais procurada. A alteração do colarinho também foi uma forma de trazer uma cara mais moderna à modelagem, e diversas marcas já utilizam isso para criar designs únicos e singulares, tornando-as mais maximalistas ou divertidas através de desenhos e técnicas manuais, como o bordado.
No começo, as camisas demoraram para ganhar seguidores no streetwear, já que sempre foram vistas como um símbolo de status social e de um visual elegante. Porém, a peça agora ganha utilidades variadas nas produções de moda, passando a ser combinada com bermudas, saias volumosas, peças esportivas e as clássicas alfaiatarias. Além disso, são também ótimas apostas como terceira peça para complementar um look, podendo também mudar de formas através de um styling criativo.
As camisas são muito democráticas e versáteis, e com certeza são uma peça essencial no guarda-roupa de toda fashionista! Confesso que é uma das minhas peças preferidas. E a de vocês?
Beijos, Lalá.