ROMÂNTICO E FEMININO- OS CORSETS VOLTARAM

As estéticas românticas e ultra-femininas tiveram um boom em 2023 e 2024, marcando a indústria da moda e carimbando muitas passarelas nessa última temporada, principalmente com a tendência dos laços, as maquiagens naturais e as cores mais clarinhas. Todos esses códigos ajudam muito a criar toda essa atmosfera mais girly que o mercado fashion está vivendo ultimamente, e agora a volta do corset marca a evolução desse estilo que começou de forma bem contida e que aos poucos vai ganhando um pouco mais de dramaticidade.

O corset surgiu durante o século 16, momento em que as silhuetas volumosas e bem marcadas eram tendência. A peça foi criada como uma forma de dar suporte aos seios e também para remodelar o corpo, afinando a cintura e deixando o quadril e os seios ressaltados. Na época, eram usados materiais bem rígidos em sua construção como ferro, madeira, barbatanas de baleia e geralmente com amarrações reforçadas com cordas. Depois de muitos anos associado a um símbolo de dor e controle do corpo feminino, o corset retornou durante os anos 70 com o movimento punk, e teve o seu ápice nos anos 80, a partir daí a peça foi reinventada com materiais mais confortáveis e foi ressignificada como um símbolo do poder e sexualidade feminina.

Atualmente, a peça se apresenta de forma ainda mais repaginada, seja pelas modelagens um pouco mais soltas ou pela escolha de tecidos diferentes do que já estamos acostumadas. Ela aparece em looks no street style combinada com jeans e calças mais amplas criando uma imagem hi-lo, em premiações nos looks de gala dos famosos, como as atrizes Margot Robbie e Florence Pugh usaram e se destacaram na última premiação do Oscar e marcou as passarelas também.

Na temporada de moda inverno 2024/2025 algumas marcas como Shushu Tong e Schiaparelli apresentaram o modelo em tecidos de alfaiataria com um corte mais confortável, já outras maisons como Versace e Dion Lee apostaram na modelagens com tecidos mais excêntricos, como a malha metálica e o tricô. A peça também apareceu com uma aparência mais próxima da tradicional em marcas como Dilara e Simona Rocha, porém trazendo o ar contemporâneo através do styling e sobreposição de peças. O corset também não conseguiu escapar da moda nacional, aparecendo no último desfile da coleção de inverno 2024 de Paula Raia em um modelo mais alongado com amarrações frontais e uma aplicação bem tímida do peplum e na Ão, marca de Marina Dalgalarrondo, feito com drapeados trazendo uma cara mais comfy para o modelo.

Não temos como negar que o corset realmente está fazendo o seu comeback, ainda mais por se tratar de uma peça tão atemporal, democrática e que se adapta a todos os tipos de corpos. É muito interessante observar como a tendência da feminilidade vai se transformando e se adaptando a cada temporada e como uma mesma roupa pode se apresentar de tantas formas diferentes. Espero muito ver cada vez mais produções criativas e inovadoras dessa peça e vocês?

Beijos, Lalá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *