O dia de hoje, 01 de agosto, marca o aniversário de um dos maiores estilistas na história da moda: Yves Saint Laurent. O francês se tornou uma figura icônica na indústria, principalmente por suas criações terem se tornado símbolo de apoio à emancipação feminina, trazendo poder e elegância para o guarda-roupa feminino, revolucionando o vestuário da época.
Saint Laurent nasceu na Argélia, em 1936, quando o país ainda era uma colônia francesa. O estilista cresceu ali, próximo à região do Mediterrâneo, com seus pais e irmãs. Desde criança, Yves encontrou paixão e consolo no mundo da moda, contando com o apoio de sua mãe enquanto confeccionava roupas para bonecas. Seu jeito mais tímido e introvertido fez com que o francês também se apaixonasse pelo mundo das artes e da literatura, dois universos que passaram a servir de inspiração para os seus trabalhos futuros. Assim, o estilista continuou se dedicando aos seus estudos em moda enquanto crescia, tornando-se, aos 19 anos, assistente de Christian Dior e, algum tempo depois, assumindo a direção criativa da maison. Apresentou sua primeira coleção, chamada de Trapeze, desconstruindo aquela silhueta bem marcada na cintura que virou assinatura da Dior, criando mais conforto e liberdade ao corpo feminino.
Passando por muitos momentos conturbados em sua vida, Yves Saint Laurent abriu a sua própria maison em 1961, apresentando sua primeira coleção um ano depois. Adicionando a calça comprida — que era pouquíssimo usada — ao vestuário feminino, ele já se tornava um sucesso! A partir disso, cada coleção se tornava inesquecível. Ele uniu a arte e a moda com perfeição, criando o icônico vestido Mondrian, capturando a revolução cultural da época. Lançou o Le Smoking, que virou sua peça clássica, expandindo o conceito de sensualidade feminina através da estética andrógina. Explorou peças que sempre foram conceituadas no armário masculino, trazendo-as para a vida das mulheres, como a jaqueta Saharienne, inspirada nos trajes de safári. Além de quebrar muitos paradigmas da época, lançando vestidos completamente transparentes, deixando os seios à mostra e carregando uma estética ousada e elegante.
Além de todo o seu trabalho com a alta-costura, Saint Laurent também abriu uma boutique de nome Rive Gauche, o que ajudou a popularizar ainda mais as coleções do prêt-à-porter, democratizando a moda com peças que contavam com primor técnico, bom gosto e preços mais acessíveis. Revolucionando o mundo fashion, suas coleções sempre foram fortes e intensas, inspirando até hoje nós, amantes de moda, e as novas gerações de estilistas. Uma figura simplesmente única e incrível, não é?
Beijos, Lalá.