Como tudo na moda é cíclico, tendências vêm e vão. Entretanto, algumas peças se tornam clássicas e atemporais, tornando-se itens essenciais em todos os guarda-roupas e estilos. E agora a tendência é o jeans, a peça que teve origem com os trabalhadores e hoje se faz presente na vida de todo mundo como um dos itens mais democráticos da moda.
Com uma longa história na cena fashion, o jeans teve sua primeira aparição em Nimes, na França, em 1792. Usado principalmente para as roupas dos trabalhadores do campo e para os marinheiros vestirem durante as viagens, devido à característica mais rígida do tecido, que na época era tingido principalmente de marrom. Alguns anos depois, este chamou a atenção do alemão Levi Strauss, que adaptou o denim como uniforme dos mineradores, criando uma versão mais confortável e maleável, sem perder a sua durabilidade. Nascia assim, em 1860, a primeira calça Levi’s, que se tornou uma peça super comercial e, ao longo dos anos, passou a ganhar ainda mais popularidade.
Agora, falando do verão europeu, o jeans volta com tudo no streetstyle, tanto no seu tingimento azul clássico quanto em outras variações do tom! Marcando presença nos vestidos, calças, bermudas e até mesmo nos looks all denim. Já o styling fica marcado pelos saltos mais delicados, óculos de sol maximalistas e muitos acessórios, trazendo ainda mais informação de moda para os looks. Apesar da tendência estar acontecendo lá no verão europeu, nós também podemos adaptar o jeans para a chegada do inverno aqui no Brasil, justamente por ser super adaptável e também uma ótima aposta para nos mantermos aquecidos durante as temperaturas mais baixas.
Quem não ama um jeans, não é mesmo? Já separaram aquela peça icônica do guarda-roupa para usar? Eu confesso que amo e não abro mão das peças vintages, que juntam muito estilo e conforto, tanto para o dia a dia quanto para as ocasiões mais especiais!
Beijos, Lalá.