Com o retorno de estéticas e estilos que remetem a épocas passadas, a moda retrô começa a ganhar ainda mais força no final de 2024, consolidando-se como uma tendência esperada para 2025. O estilo Western e o Boho já são grandes exemplos desse movimento. No entanto, aos poucos, começamos a perceber outras peças e elementos que não dialogam necessariamente com essas estéticas, mas que se apropriam desse olhar para o vintage como uma forma de reinventar signos de outras épocas.
Claro que dentro desse momento em que estamos vivendo, onde olhar para o passado se torna uma forma de criar novas roupagens para estéticas na atualidade, muitas épocas diferentes passaram a ser referenciadas, desde a extravagância colorida que tomou conta dos anos 70 e 80 até o minimalismo urbano que tomou conta dos anos 90, essa mistura de estilos e de épocas provoca a criação de estilos únicos com um olhar inovador para o contemporaneidade, agregando mais identidade e originalidade para as coleções e também no momento de construir visuais pessoais.
Entre os diversos elementos que vêm se destacando no street style, destacam-se as jaquetas de camurça e suede com muitas franjas, remetendo ao estilo marcante dos anos 70. Outro movimento que começa a ganhar força em 2025 é a transição das calças baggy, que estão perdendo espaço para outros modelos, especialmente as flares e os bloomers. Estes aparecem tanto no formato de hot pants, já conhecido, quanto em versões mais alongadas. As bermudas também prometem ser um must-have, especialmente em silhuetas maiores, semelhantes aos jorts, mas agora confeccionadas em tecidos mais refinados, como os de alfaiataria.
Entre elementos românticos e outros mais urbanos, a moda resgata peças que se tornaram icônicas e as reinterpreta para a contemporaneidade de forma inovadora, com um ar jovem e criativo. Qual dessas peças é a sua favorita?
Beijos, Lalá.