Muitas tendências atuais, por vezes, parecem ter surgido do nada, mas, na verdade, a moda está sempre cumprindo seus ciclos, revivendo elementos que já foram muito populares e deixando outros desaparecerem até que chegue o momento de retornarem. E, apesar de estarmos vivendo uma época em que as tecnologias começam a ocupar um grande espaço nas indústrias de moda e beleza, olhar para o passado torna-se essencial para entender o que também chegará no futuro.
A primeira coisa que precisamos observar para entender melhor de onde surgiram as tendências dos anos 80 é a forma como o comportamento e a moda mudaram ao longo da década. Esse período foi marcado pelo exagero e pelo maximalismo, com o uso de muitas cores, brilhos e silhuetas chamativas, que surgiam como uma forma de quebrar os padrões que regiam a moda da década anterior. Dessa maneira, a época se tornou icônica também por todas as mudanças que ocorreram, como a maior participação das mulheres no mercado de trabalho, o surgimento das “tribos” de estilo e até mesmo a introdução de novos estilistas que traziam novas silhuetas e ideias de roupas durante aquele período.
Assim, percebemos a moda atual bebendo diretamente dessas tendências oitentistas, trazendo novamente para os holofotes alguns códigos da época, como o power dressing, com as ombreiras oversized, os conjuntinhos que foram muito usados por diversas personalidades influentes, as roupas com muitos brilhos e paetês e, por último, os decotes com ombros de fora, que também voltam com tudo neste momento. Na beleza, também podemos encontrar semelhanças, já que, na época, as maquiagens eram mais chamativas, e agora vemos um movimento nas tendências de beleza que traz mais cores e técnicas que destacam alguns elementos da maquiagem.
Eu confesso que adoro a estética dos anos 80, principalmente pela variedade de estilos que podemos encontrar dentro de uma única época, trazendo muitas inspirações para a atualidade! Qual dessas tendências é a sua preferida?
Beijos, Lalá.