Ontem, 24 de julho, aconteceu a abertura da 54ª edição da Casa de Criadores. O evento, que acontece entre os dias 26 e 30 de julho, se dedica a compartilhar a moda autoral brasileira e trazer mais visibilidade aos novos talentos nacionais. No centro histórico de São Paulo, Herchcovitch marcou o começo do evento com sua coleção de inverno/primavera 2024, sendo o terceiro desfile que o estilista realiza após retomar os direitos de uso de sua marca, deixando todos nós com altas expectativas sobre o que poderemos esperar ao longo do evento.
O desfile se inicia com uma cartela de cores neutras que vai ganhando cada vez mais tons ao longo da apresentação. Estampas florais e texturas em cashmere chamam a atenção no desfile, ganhando um acabamento destroyed equilibrado com cristais. Apesar do apelo underground do estilista desde o começo da sua carreira, aqui vemos esse tom fora do comum harmonizando com uma moda corporativa, que brinca com os códigos estéticos, criando uma coleção única e que transborda criatividade.
Alcançando uma posição irreverente, Herchcovitch prova que é possível juntar a tradução criativa, os materiais primorosos e a perfeição técnica para uma criação sólida. Aqui ele apresenta muita alfaiataria tradicional com calças, blazers e coletes, misturando-a com experimentações em outros tecidos, como a lã, seda e jacquard. Os recortes e amarrações, que já são códigos bem conhecidos na sua etiqueta, também são resgatados aqui, trazendo um toque de ousadia juntamente com coletes feitos com argolas de alumínio. Os vestidos imperiais também marcam presença com volumes e estampas únicas, revelando um lado mais divertido da coleção, trazendo imagens bem transgressoras e poéticas, cheias de sobreposições e detalhes minuciosos.
Nesse momento, em que tanto se fala sobre a qualidade da produção nacional e dos aspectos criativos, Alexandre Herchcovitch prova que a nossa moda brasileira pode ser provocativa e de alto nível, nos emocionando através do seu DNA inteligente e único.
Beijos, Lalá.