Nesta semana, demos início a mais uma fashion week, e voamos para a cidade conhecida por ser a mais romântica de todas… bonjour Paris! Vamos conferir um dos desfiles que mais me chamou a atenção de uma marca que AMO? Balmain!
Olivier Rousteing disse em uma entrevista que sempre consulta os arquivos da marca antes de iniciar uma coleção. Com o sucesso das peças apresentadas em seu desfile de verão, inspirado nas rosas de Pierre Balmain, o designer decidiu seguir a mesma linha para o inverno, focando em elementos naturais e mais “verdes”.
Para o outono de 2024, Olivier viajou no tempo para se inspirar nas frutas que o próprio fundador da marca cultivava em seu jardim, incluindo elementos afetivos do designer. Isso resultou em uma coleção única que foge das maçãs e morangos normalmente apresentados pela Balmain, focando na matéria-prima dos vinhos: a uva!
A coleção é como uma própria vinícola; vimos a fruta sendo representada de diversas formas, como em estampas e bordados, e em elementos como chaveiros, brincos e até mesmo colares.
Bordeaux, cidade onde Olivier viveu e que serviu como o principal ponto de inspiração para sua coleção, devido às grandes vinícolas presentes na cidade, foi o cenário de lindas lembranças de design, como os piqueniques que ele fazia com seus amigos. É daí que vieram as estampas xadrez presentes no desfile, das próprias toalhas dos piqueniques.
Todas as peças tinham um toque de alfaiataria “novo estilo francês”, criado pela própria marca há 75 anos. Muitas saias, vestidos, calças, trench coats, tudo muito bem estruturado e, claro, com aquele toque de alta costura parisiense que amamos.
Olivier assumiu o posto de diretor criativo da marca em 2011, com apenas 25 anos. Muitos diziam que ele era jovem demais para um cargo tão grande e importante dentro de uma marca com tanta história como a Balmain. No entanto, a cada coleção que passa, Olivier prova todo o seu talento e capacidade, sempre unindo a modernidade com a tradição. Eu amo! E vocês, o que acharam desta coleção?
Beijos, Lalá!